Conteúdo:
O aumento constante das tarifas obriga-nos a procurar ferramentas altamente eficientes para reduzir o custo de manter um regime de temperatura confortável em todos os tipos de edifícios e instalações. A consequência direta de ignorar este problema é o aumento mensal dos custos, o que é extremamente indesejável de qualquer ponto de vista. Assim, a questão do consumo económico de calor torna-se uma necessidade vital.
Quais são as formas mais eficazes de reduzir os custos de aquecimento?
As áreas óbvias de perda rápida de calor precioso nos edifícios são as portas, as aberturas das janelas, bem como o chão, o teto e as condutas de ventilação. As percentagens aproximadas, que são individuais para cada caso, são apresentadas no diagrama.
A fim de desenvolver medidas eficazes para melhorar a situação da perda de calor, é aconselhável efetuar uma análise preliminar e descobrir onde se perde a maior quantidade de calor. As perdas de calor mais significativas ocorrem através de:
Os custos de aquecimento dependem diretamente do consumo de energia. Menos gás ou outro combustível queimado significa contas mais baixas, e um contador é um pré-requisito.
Os residentes de edifícios com aquecimento centralizado têm mais dificuldade em alcançar o efeito desejado, embora medidas abrangentes possam ser bastante eficazes. Por exemplo, a instalação de janelas economizadoras de energia de última geração e um isolamento de alta qualidade da fachada, combinados com a instalação de um contador de calor (com a capacidade de regular o consumo), podem proporcionar boas poupanças.
Uma abordagem moderna para resolver esta questão envolve não só a redução do consumo de calor, mas também uma gestão eficiente dos recursos disponíveis, que são complementados por hábitos adequados de poupança de energia. Um procedimento indicativo (a ser desenvolvido individualmente em cada caso) inclui
As tentativas de poupar significativamente em materiais e trabalhos de isolamento térmico podem ter consequências negativas, o que significa que o efeito esperado não será alcançado. Mesmo os investimentos significativos em acabamentos de isolamento térmico compensam em poucos Invernos.
Os novos edifícios com sistemas de aquecimento pessoais para cada apartamento são normalmente construídos com tecnologias modernizadas, pelo que não há necessidade de isolamento adicional urgente.
O que pode ser feito se o edifício tiver sido construído há vários anos ou décadas?
É necessário criar uma associação de proprietários (HOA). Substituir as janelas, efetuar trabalhos de isolamento térmico (principalmente nas fachadas). Além disso, as estações de aquecimento e o equipamento de aquecimento são equipados ou modernizados.
É possível poupar no aquecimento se o apartamento não puder ser desligado do sistema de aquecimento urbano?
Nestes casos, é aconselhável instalar um contador que lhe permita manter um registo individual do calor consumido, mas terá primeiro de obter todas as autorizações necessárias. Os recibos indicam o montante do calor efetivamente consumido e, além disso, o custo do aquecimento geral da casa (aquecimento das entradas).
O equipamento de bombagem promove a circulação forçada do líquido de refrigeração e caracteriza-se por um baixo consumo de energia. Assim, um dispositivo compacto e económico ajuda a resolver o problema da baixa eficiência do sistema de aquecimento (especialmente em casas antigas).
Poupar no aquecimento se tiver uma caldeira a gás.
São possíveis as seguintes opções:
Termorregulação
A instalação de termóstatos para radiadores e termóstatos para aquecimento do pavimento é um método muito eficaz de poupar dinheiro.
Como funciona este método:
É bastante difícil compreender como poupar o aquecimento nos casos em que as instalações são aquecidas até +28 ou +30 graus todos os dias. Se reduzir o limiar de aquecimento para +20...+24 graus, as poupanças serão mais do que significativas. A esta temperatura, a caldeira de aquecimento não fica sobrecarregada.
É possível escolher uma ou várias formas de reduzir significativamente os custos. A ideia dos algoritmos energéticos modernos implica pagamentos mínimos sem desconforto devido ao frio ou à humidade.
Para além dos métodos acima referidos que ajudam a poupar calor e a melhorar as caraterísticas do microclima, é necessário ter em conta o fator hábito:
Se o escritório estiver localizado num edifício separado ou ocupar uma parte de um grande edifício, é aconselhável considerar a instalação de sistemas especializados de climatização industrial. Outra forma eficaz de aquecer o ar é instalar unidades multi-zona, controladas individualmente.
Se alugar um escritório, cabe ao proprietário poupar calor no edifício onde o escritório está localizado. Em particular, pode equipar os radiadores com contadores de calor individuais, tendo em conta as especificidades da instalação de contadores relacionados com a cablagem das baterias.
Como poupar calor no escritório: vários algoritmos eficazes
Os métodos eficazes de minimizar os custos de energia incluem o seguinte:
Aquecimento económico de divisões com cortinas de ar
As cortinas que cortam os fluxos de ar devem ser instaladas em divisões onde as portas são sistematicamente abertas e fechadas.
Artigos recomendados:https://mycond.ua/blog/terminy-okupnosti-teplovogo-nasosa
https://mycond.ua/blog/perevagy-teplovyh-nasosiv-mycond
https://mycond.ua/blog/ekonomne-opalennya-pryvatnogo-budynku-bez-drov-i-gazu