O local onde o termóstato é instalado afecta fortemente o seu funcionamento correto. A influência de uma fonte excessiva de calor ou de frio deve ser excluída.
Por conseguinte, o local de instalação deve ser determinado com base nas seguintes regras simples:
O cabo de alimentação deve ser encaminhado do quadro elétrico para o local de instalação do termóstato. Se tiver aquecimento elétrico por baixo do chão, certifique-se de que a conduta do cabo é fornecida a partir do sensor de temperatura do chão até ao local de instalação do termóstato. Além disso, não se esqueça dos cabos dos tapetes, películas ou cabos de aquecimento (no caso de aquecimento por piso radiante elétrico) ou dos actuadores (no caso de aquecimento por piso radiante a água), que também têm de ser encaminhados para o local de instalação do termóstato.
No caso de aquecimento por piso radiante elétrico (tapete, película ou cabo), é obrigatória a utilização de um sensor de pavimento! É utilizado para proteger o chão de sobreaquecimento. Além disso, este sensor de piso é necessário se planear utilizar diferentes revestimentos de piso de madeira (laminado, parquet ou tábua de parquet).
A maioria dos fabricantes de pavimentos de madeira recomenda uma temperatura máxima do pavimento de 26-28 para manter a garantia. Esta informação pode ser encontrada no rótulo do produto adequado.
Eis algumas delas:
O sensor de temperatura do pavimento deve ser montado dentro de um tubo previamente colocado no interior do pavimento, a uma distância de 50 cm da parede. Deve ser colocado longe de fontes de calor (sol, radiadores, etc.). Certifique-se de que veda a extremidade do tubo do lado do chão. Evite ângulos demasiado grandes, caso contrário será muito difícil puxar o cabo. Se a instalação for efectuada sem um tubo, a substituição do sensor será muito difícil e dispendiosa.