Conteúdo:
Muitos proprietários privados conhecem em primeira mão a eficiência energética, que é o "padrão de ouro" para uma casa moderna. Mas o que se entende exatamente por este conceito? Em primeiro lugar, a eficiência energética é uma oportunidade para gastar menos recursos naturais e poupar as suas finanças.
A eficiência energética de um agregado familiar é o ponto mais importante a que se deve prestar a máxima atenção. Não é segredo que as nossas casas não são completamente herméticas a priori, porque a ventilação tem de funcionar ou o fumo tem de sair pela chaminé.
As fugas significam que temos de utilizar aparelhos de ar condicionado no verão e todo o tipo de equipamento de aquecimento no inverno. Isto aumenta automaticamente as nossas facturas de serviços públicos - eletricidade, gás, etc.
Se tornarmos as nossas casas mais eficientes do ponto de vista energético, poderemos poupar muito dinheiro nas nossas despesas. Como é que podemos conseguir isso? Pode fazer um isolamento térmico eficaz e de alta qualidade de toda a casa ou utilizar exclusivamente lâmpadas economizadoras de energia, por exemplo.
Porque é que é tão importante? O facto é que a eficiência energética de um edifício afecta diretamente o nível de consumo de energia dos seus residentes. Além disso, um edifício energeticamente eficiente ajuda a preservar o habitat natural dos animais selvagens e a proteger o nosso planeta
Fig. 1 Eficiência energética de um edifício
Reduz a sua dependência dos combustíveis fósseis (petróleo, gás, carvão, turfa), cuja combustão tem um impacto negativo no ambiente. Como resultado, paga muito menos nas suas facturas, o que também é importante.
Fig. 2 Emissões de gases com efeito de estufa em função da classe de eficiência energética do edifício
É possível conceber e implementar um aquecimento doméstico económico nas realidades actuais?
Deve ser entendido que o aquecimento de qualquer casa é bastante importante durante a estação fria e depois dela. Normalmente, ligamos o sistema de aquecimento em casa com a primeira geada, mas muitas pessoas sentem-se desconfortáveis mesmo quando a temperatura fora da janela está ligeiramente acima de zero.
Porque é que o aquecimento doméstico energeticamente eficiente é tão importante?
O facto é que os custos de aquecimento podem ascender a 50% do orçamento familiar médio se escolher um sistema que não seja muito eficiente. É por isso que a eficiência energética é fundamental quando queremos garantir conforto e aconchego em casa no inverno com o mínimo de perdas financeiras.
Se procura um sistema com boa eficiência energética para aquecer uma casa particular, há sempre várias opções disponíveis, incluindo, por exemplo
Todos eles são capazes de garantir condições de vida e de trabalho confortáveis em sua casa, em maior ou menor grau, mas cada sistema tem as suas próprias caraterísticas que devem ser tidas em conta na escolha.
Se estamos a falar de um conceito como o aquecimento energeticamente eficiente de uma casa privada com custos mínimos durante o funcionamento diário, vale a pena considerar a opção de instalar uma bomba de calor segura e fiável em sua casa.
Uma bomba de calor utiliza recursos energéticos renováveis em vez de combustíveis fósseis. As bombas de calor de água, de solo e de ar são consideradas o equipamento mais eficiente em termos energéticos e são amigas do ambiente e económicas em comparação com o equipamento tradicional de aquecimento e arrefecimento.
A sua utilização pode reduzir o consumo de energia até 70%.
Como é que funciona? Por exemplo, as bombas de calor de fonte de ar retiram o calor do ar exterior da sua casa, aquecendo o ar interior. Naturalmente, devem ser cumpridas determinadas condições para um funcionamento normal: em particular, a temperatura exterior deve estar entre -25°C e +48°C (caso contrário, a eficiência do aquecimento e da refrigeração é significativamente reduzida).
Fig. 3 Gama de temperaturas de funcionamento da bomba de calor aerotérmica
As bombas de calor geotérmicas retiram o calor do interior da terra e de outras fontes alternativas (águas subterrâneas, lagos, rios, etc.) e utilizam-no para aquecer o ar em sua casa. A sua eficiência é superior à das bombas de ar porque a temperatura do solo, por exemplo, a uma certa profundidade, permanece constante durante todo o ano.
Como funciona uma bomba de calor doméstica normal? Normalmente, utiliza um ciclo de arrefecimento com compressão mecânica de vapor. Um refrigerante de baixa pressão e baixa temperatura circula na caixa, que recupera o calor do ar ambiente ou do solo quando entra no evaporador.
A razão pela qual deve escolher um sistema de aquecimento energeticamente eficiente utilizando uma bomba de calor são os baixos custos de funcionamento em comparação com o equipamento de aquecimento doméstico tradicional. Como mencionado acima, as suas facturas serão reduzidas em pelo menos metade (até 70% se escolher uma bomba de calor de alta qualidade).
O que escolher? Uma boa opção seria, por exemplo, uma bomba de calor da Mycond da série BeeSmart. A sua unidade interior é compacta e tem um aspeto moderno.
Fig. 4 Bomba de calor Mycond BeeSmart
Um sistema de aquecimento doméstico energeticamente eficiente utilizando uma bomba de calor é uma opção acessível para muitos proprietários de casas particulares, disponível nas seguintes versões:
Se estiver interessado na máxima eficiência energética de uma casa privada num design acessível, pode optar por uma bomba de calor com fonte de ar. Esta é uma solução mais funcional do que instalar e utilizar apenas uma caldeira a gás na casa, porque pode contar com muitos "bónus" sob a forma de:
Uma bomba de calor a ar é um equipamento universal tudo-em-um. Com ela, é possível organizar facilmente sistemas de aquecimento eficientes em termos energéticos, tendo em conta as limitações de potência existentes na rede eléctrica, por exemplo.
Uma bomba de calor a ar moderna consome significativamente menos eletricidade do que as caldeiras eléctricas tradicionais de fabricantes conhecidos. Isto torna possível escolher e comprar um modelo de bomba de calor que funcione eficientemente com a energia disponível em quase todas as situações específicas.
As bombas de calor, tal como as caldeiras eléctricas, funcionam a partir da rede eléctrica. Mas são muitas vezes mais eficientes e dependem do fator de conversão (COP) de uma determinada bomba de calor. O COP é a relação entre a energia térmica recebida e a quantidade de eletricidade consumida para fazer funcionar o compressor. E enquanto uma caldeira eléctrica produz tanto calor como consome eletricidade, uma bomba de calor consome 3-6 vezes menos.
Por exemplo, para produzir 10 kWh de calor, uma instalação geotérmica necessita de 2-2,5 kWh de eletricidade - e o seu COP é de 4-5. Nas bombas de calor ar-água, o coeficiente médio anual é de 3.
Uma breve análise comparativa é suficiente para desmascarar este mito sobre o lento retorno do investimento de uma bomba de calor. Para um exemplo ilustrativo, tomemos uma casa privada moderna de 150m2 perto de Kiev. Uma caldeira eléctrica necessita de cerca de 20339 kWh de eletricidade para fornecer aquecimento durante a estação de aquecimento. A bomba de calor consumirá cerca de 6780 kWh durante a estação de aquecimento. A tarifa normal de eletricidade é de 2,68 UAH por kWh. E verifica-se que o proprietário de uma caldeira eléctrica custará 54,5 mil UAH para a estação de aquecimento, e os proprietários de uma bomba de calor - 18,2 mil UAH
Fig. 5 Custos operacionais para aquecer uma casa de 150m2
E se também tiver em conta as poupanças no aquecimento de água quente com a possibilidade de ligar uma caldeira de aquecimento indireto e de funcionar em modo de arrefecimento no verão (poupando nos aparelhos de ar condicionado), o retorno do investimento é ainda mais rápido.
De acordo com os cálculos, este modelo consome 3 a 4 vezes menos energia do que uma caldeira eléctrica, produzindo a mesma quantidade de calor. A bomba de calor num sistema deste tipo tornar-se-á a principal fonte de calor no inverno e de frescura no verão.
Consequentemente, a diferença de custo de uma bomba de calor a ar em relação a uma caldeira eléctrica será compensada em 4-6 anos. Uma bomba geotérmica, que assusta muitas pessoas devido aos custos adicionais de instalação de um circuito de terra externo, paga-se a si própria no 10º-12º ano de funcionamento.
Como são instalados e como funcionam estes sistemas de aquecimento eficientes para uma casa privada? Tudo é bastante simples: a bomba de calor é montada na parede em vez de ou ao lado de uma caldeira a gás existente.
A unidade interior da bomba de calor aerotérmica é compacta em tamanho, pelo que não deve haver problemas com a instalação. A unidade interior é então ligada ao sistema de aquecimento existente na casa.
A unidade exterior da bomba de calor é normalmente montada do outro lado da parede, no exterior da casa. Depois de ligada à fonte de alimentação, a bomba de calor começa a aquecer a água a uns confortáveis 55-65 graus Celsius. Este valor é suficiente para o funcionamento normal dos radiadores e dos sistemas de aquecimento de pavimentos a água.
Nota: a automação da bomba de calor é capaz de controlar separadamente o circuito de aquecimento do radiador e o sistema de aquecimento do chão de água. Os especialistas recomendam a substituição dos radiadores antigos por unidades ventilo-convectoras mais eficientes, que podem ser utilizadas para aquecer as divisões em zonas no inverno e arrefecê-las no verão.
+45..+55℃ +28..+40℃
O preço da pergunta. Resposta do gerente da Mycond Limited
Quanto custa o aquecimento eficiente de uma casa particular? De facto, o preço de um conjunto de bomba de calor com fonte de ar, incluindo uma unidade exterior e interior, é de aproximadamente 4 mil euros (dependendo da capacidade).
Atualmente, um equipamento como as bombas de calor aerotérmicas é considerado um dos mais eficientes do ponto de vista energético entre todos os seus concorrentes. A bomba de calor utiliza fontes alternativas gratuitas de calor renovável no exterior da casa. O custo do aquecimento é significativamente mais baixo do que quando se utiliza, por exemplo, eletricidade, gás ou lenha.
Ao mesmo tempo, muda completamente para o aquecimento a partir da eletricidade e tem contas de serviços públicos mínimas. Pode deixar a caldeira a gás no sistema de aquecimento como uma opção de "reserva". Neste caso, pode sempre utilizá-la como fonte de calor de reserva em Invernos particularmente frios.
Se está a construir uma nova casa para toda a família com elevada eficiência energética, vale a pena considerar possíveis disposições do sistema de aquecimento com fontes adicionais de reserva (sobresselentes). Em particular, pode implementar soluções eficazes como
Se não planeia utilizar gás para aquecer a sua casa, uma opção alternativa é instalar uma bomba de calor de solo ou de água. Este tipo de equipamento caracteriza-se por um elevado desempenho, mas a desvantagem para muitos pode ser o custo bastante elevado, que é várias vezes superior ao de uma bomba de calor a ar.
Já descobrimos que o aquecimento doméstico economizador de energia é possível se escolher o sistema correto. Mas quais são as vantagens e desvantagens das opções energeticamente eficientes para fornecer calor? Comecemos, por exemplo, com as caldeiras de combustível sólido.
As suas vantagens indiscutíveis incluem a "omnivorosidade" - pode queimar quase tudo o que possa arder na fornalha para obter calor. Estes podem ser
Fig. 6 Tipos de combustível sólido para caldeiras de combustível sólido
Entre as desvantagens: quase todos os combustíveis, com raras excepções, queimam muito rapidamente, após o que é necessário encher novamente a fornalha com novo conteúdo. Se houver combustível em casa, estará confortável e quente, mas terá de fazer todos os esforços para criar calor.
É necessário comprar combustível, encontrar um local para o armazenar em seco. Uma caldeira a combustível sólido necessita de cuidados e manutenção, desde a limpeza da fornalha até ao sopro da chaminé. Muitos modelos não estão adaptados para o aquecimento de água quente no verão, pelo que terá de utilizar um fluxo adicional ou uma caldeira de acumulação.
O custo do equipamento de combustível sólido está dentro da gama mais ampla, mas deve definitivamente acrescentar o custo de comprar e instalar uma chaminé de alta qualidade, organizar espaço adicional para a instalação, comprar combustível, etc. Como resultado, o preço pode aumentar 2,5 a 3 vezes.
Se a sua casa precisar de ser ligada a um gasoduto principal, os custos do sistema aumentarão ainda mais. É necessário desenvolver e aprovar um projeto, obter uma licença, comprar e instalar um contador de gás e realizar muitas outras acções. Como resultado, o investimento inicial para um sistema de aquecimento a gás pode ser ainda mais elevado do que no caso de uma caldeira a combustível sólido.
Talvez a sua opção seja uma casa privada energeticamente eficiente com uma caldeira de aquecimento eléctrica? Atualmente, as caldeiras eléctricas são consideradas as mais baratas em termos de investimento inicial. As vantagens incluem também um tamanho compacto e a não necessidade de chaminé.
Entre as desvantagens, há apenas uma que vale a pena referir: é necessário cerca de um quilowatt de potência da caldeira para aquecer 10 metros quadrados de área. Para uma casa privada de 140 metros quadrados, é necessária uma caldeira com uma capacidade de cerca de 15 quilowatts, que está ligada a uma rede trifásica de 380 volts
Consequentemente, é necessário obter autorização para instalar um sistema de aquecimento elétrico na casa, gastar dinheiro na compra de um quadro elétrico dispendioso e acordar a atribuição da energia necessária na subestação mais próxima.
Mesmo que se instale um contador especial dia-noite, o custo total do aquecimento com eletricidade pode ser proibitivo.
Os sistemas de aquecimento doméstico economizadores de energia baseados em caldeiras a gás são considerados mais funcionais a este respeito. Com a ajuda deste tipo de equipamento, pode não só aquecer a casa, mas também aquecer a água em qualquer altura do ano.
Há, no entanto, uma desvantagem significativa - o aumento dos preços do gás natural, que simplesmente não pode ser controlado e previsto. Para além do aquecimento e do aquecimento da água, também se utiliza gás para cozinhar no fogão, o que também deve ser tido em conta.
Esta situação aparentemente desesperada pode ser salva por bombas de calor modernas que utilizam apenas fontes alternativas de energia renovável. A utilização de tecnologias de ponta em matéria de poupança de energia nestes equipamentos permite garantir a eficácia e o conforto da obtenção de calor na casa, em particular. Ao mesmo tempo, o proprietário só terá de pagar por cada 3, 4 ou 5 quilowatts de calor que foi obtido a partir do solo, da água ou do ar.
Nos últimos anos, o aquecimento por bomba de calor tornou-se uma alternativa popular aos sistemas de aquecimento tradicionais. Este tipo de aquecimento envolve a extração de calor do ar, da água ou do solo no exterior do edifício e a sua transferência para o interior para fornecer calor.
Uma das maiores vantagens do aquecimento com uma bomba de calor é a sua eficiência energética. Requer menos energia para produzir a mesma quantidade de calor do que outros sistemas de aquecimento, incluindo o aquecimento elétrico. Isto torna-a uma opção mais amiga do ambiente e pode também levar a custos de aquecimento mais baixos para os proprietários.
São também fáceis de manter e têm uma longa vida útil, o que as torna um bom investimento a longo prazo. Além disso, as bombas de calor podem ser utilizadas numa grande variedade de locais, incluindo casas particulares, quintas e edifícios comerciais.
Ao considerar a relação custo-eficácia de uma opção de aquecimento, devem ser tidos em conta os custos iniciais de instalação. As bombas de calor têm um custo de instalação mais elevado do que outras opções de aquecimento, como as caldeiras a gás ou as instalações de combustível sólido.
No entanto, as bombas de calor proporcionam uma solução de aquecimento mais eficiente e amiga do ambiente, o que as torna um melhor investimento a longo prazo. Além disso, alguns governos oferecem incentivos ou benefícios fiscais para a instalação de bombas de calor que podem compensar os custos iniciais de instalação.
Os custos de energia a longo prazo são outro fator importante quando se compara a relação custo-eficácia das opções de aquecimento. As bombas de calor têm custos de eletricidade mais baixos em comparação com outras opções de aquecimento, como o aquecimento elétrico ou as caldeiras a gás.
Isto deve-se ao facto de as bombas de calor utilizarem fontes de energia renováveis, como o calor do ar ou do solo, para gerar calor, o que resulta num menor consumo de energia e em facturas de eletricidade mais baixas.
Por outro lado, as caldeiras a gás e o aquecimento elétrico requerem fontes de energia não renováveis para criar calor, o que pode ser mais caro e menos eficiente a longo prazo.
Em geral, embora os custos iniciais de instalação das bombas de calor sejam mais elevados, os seus custos de eletricidade a longo prazo são inferiores aos de outras opções de aquecimento.
Ao conceber e implementar sistemas de aquecimento modernos, muitas empresas prestam muito pouca atenção à automação e à introdução de dispositivos de controlo modernos que devem monitorizar a temperatura em diferentes divisões e instalações.
As razões para tal podem ser muitas, desde a relutância banal do empreiteiro em complicar demasiado a instalação do aquecimento até à falta banal de conhecimento de todos os benefícios de tal solução. O cliente pode nem sequer se aperceber de que uma automação corretamente selecionada poupa significativamente os seus custos de aquecimento. A maioria das bombas de calor tem automação incorporada, o que simplifica muito a gestão do sistema e permite poupar ainda mais graças a funções e definições adicionais. Por exemplo:
Como mostra a prática e a experiência dos funcionários da dev.mycond, mais cedo ou mais tarde, o consumidor vai querer otimizar os seus custos e despesas, para o que terá de modernizar o seu sistema de aquecimento existente, por exemplo. A otimização da produção de calor é extremamente importante, pois serão necessários menos recursos para aquecer a mesma área.
Uma solução possível é a automatização dos sistemas de aquecimento - a utilização de sensores, termóstatos e outros elementos de monitorização e controlo para manter a temperatura necessária em cada divisão específica.
Fig. 7 Termóstatos e termóstatos para sistemas de aquecimento
O que queremos dizer quando falamos de automação de sistemas de aquecimento?
Em primeiro lugar, estamos a falar da utilização de termóstatos, cuja instalação permite controlar a temperatura de qualquer uma das divisões da sua casa.
A regulação é efectuada de forma simples: os dados disponíveis (temperatura do pavimento, temperatura interior, etc.) são monitorizados e, em seguida, é dado um comando para ligar ou desligar o sistema de aquecimento dessa divisão.
Os termóstatos para sistemas de aquecimento podem ser mecânicos ou electrónicos. Os termóstatos mecânicos distinguem-se pelo seu custo acessível, mas pela menor precisão na manutenção da temperatura definida. Os termóstatos digitais mantêm a temperatura com uma precisão de 0,1ºC e podem ser programados para vários cenários, tanto durante um dia como para todos os dias da semana.
Como é que isto funciona na prática? Se estiver a trabalhar durante todo o dia e não estiver ninguém em casa, a automatização pode ligar o aquecimento uma hora antes de acordar e aquecer a divisão a uma temperatura confortável de 22-23 Celsius. Depois de sair, o termóstato baixa a temperatura da divisão em alguns graus e volta a aumentá-la ao fim da tarde, antes de chegar a casa do trabalho. À noite, a temperatura é reduzida para um sono confortável e, de manhã, repete-se tudo de novo.
Assim, a automatização permite-lhe poupar significativamente os recursos de aquecimento e, consequentemente, as suas despesas no final do mês. A prática mostra que os termóstatos electrónicos programáveis implementados no sistema de aquecimento podem reduzir os seus custos de aquecimento em um terço, o que será muito útil para muitas pessoas.
Em que sistemas de aquecimento podem ser utilizados os termóstatos? Quase todos, incluindo:
Os especialistas da Mycond recomendam que se pense em implementar sistemas automáticos de controlo da temperatura do aquecimento nas fases iniciais da construção - isto permitir-lhe-á esconder todos os fios e caixas de derivação. No entanto, hoje em dia existem também soluções modernas sem fios que permitem integrar termóstatos no sistema existente, sem que se gaste muito tempo em reparações.
Como aquecer uma casa privada sem gás e lenha? É possível recusar a utilização de caldeiras de aquecimento eléctricas? É claro que existem algumas opções, e tem de decidir qual delas escolher para o seu caso particular e para o agregado familiar existente.
Cada casa privada e cada caso é individual, por isso é importante ter em conta muitas caraterísticas e parâmetros ao escolher um sistema energeticamente eficiente e durável.
As caraterísticas da casa, o grau e a qualidade do seu isolamento são importantes.
É necessário ter em conta as possíveis perdas de calor, determinar a quantidade de calor necessária, as necessidades de água quente, etc. Recomendamos que escolha as soluções mais eficientes em termos energéticos - bombas de calor com fonte de ar, que minimizarão os seus custos e despesas a longo prazo.
Como aquecer uma casa privada sem gás e lenha? É possível recusar a utilização de caldeiras de aquecimento eléctricas?
É claro que existem algumas opções, e tem de decidir qual delas escolher para o seu caso particular e para o seu agregado familiar.
Cada casa privada e cada caso são individuais, pelo que é importante ter em conta muitas caraterísticas e parâmetros ao escolher um sistema energeticamente eficiente e duradouro. As caraterísticas da casa, o grau e a qualidade do seu isolamento são importantes.
É necessário ter em conta as possíveis perdas de calor, determinar a quantidade de calor necessária, as necessidades de água quente, etc. Recomendamos que escolha as soluções mais eficientes em termos energéticos - bombas de calor aerotérmicas - que minimizarão os seus custos e despesas a longo prazo.
Artigos recomendados: https: //mycond.ua/blog/perevagy-teplovyh-nasosiv-mycond