Conteúdo:
Um humidificador de ar é uma unidade de controlo climático concebida principalmente para aumentar a humidade do ar interior. Os sistemas complexos de ar condicionado e de ventilação podem fornecer humidificação, entre outras coisas.
Em primeiro lugar, vamos discutir para que precisamos de um humidificador de ar.
A principal missão de um humidificador é saturar o ar com humidade até aos parâmetros óptimos (definidos).
Normalmente, a humidade varia entre 40 e 60%. No entanto, em tempo seco, durante o inverno ou o verão, este valor pode baixar para 20-30%.
Quando o nível de humidade é baixo, o ar torna-se seco, o que pode causar secura e irritação da pele, dos olhos, etc.
O ar seco é favorável à distribuição de poeiras, vírus, bactérias, alergénios e ácaros.
Tudo isto pode ser extremamente prejudicial para a saúde, porque
Atualmente, existem os seguintes tipos de humidificadores:
Estas unidades funcionam com base num princípio simples: um tanque é enchido com água e os eléctrodos submersos na água são energizados.
A corrente que flui através da água aquece-a até ao ponto de ebulição. A água evapora-se devido à ebulição e entra numa conduta de ar para ser distribuída por todas as divisões através de uma unidade de fornecimento e exaustão.
Os automatismos integrados controlam todo o processo e garantem a segurança dos utilizadores.
Atenção! É preferível instalar o humidificador juntamente com a unidade de tratamento do ar, caso contrário a sua instalação será mais complicada e dispendiosa.
Os humidificadores têm capacidades diferentes e cada instalação requer um cálculo individual do défice de humidade. O cálculo tem em conta os seguintes parâmetros-chave
O teor de humidade (humidade absoluta) do ar Х1 e Х2 é determinado utilizando o diagrama ID com base nos valores definidos da temperatura do ar e da humidade relativa.
Para determinar o teor de humidade, desenhe uma linha vertical a partir da temperatura definida (na escala inferior) até à intersecção com a curva indicada como o nível de humidade necessário. A partir da intersecção, desenhe uma linha de ar horizontal à direita que mostrará o valor desejado de humidade absoluta na intersecção com a escala.
Por exemplo, a 23°C e 50% RH, 1 kg de ar seco contém 9 g de água (ou seja, o teor de humidade é de 9 g/kg). No diagrama de ID apresentado acima, a temperatura do ar tem o limite inferior de -10°C. Uma vez que o teor de humidade do ar frio é muito baixo, para temperaturas inferiores a -10°C, o teor de humidade Х1 pode ser estimado aproximadamente em 0,5 g/kg.
Para divisões residenciais com temperatura do ar exterior igual a -20°C e temperatura e humidade do ar interior iguais a +22°C e 50%, respetivamente, os valores típicos do défice de humidade são os seguintes
Uma vez calculado o défice de humidade, pode proceder à escolha do tipo e do modelo do seu humidificador de ar.
A utilização de um humidificador permitirá manter o clima interior desejado e o nível ótimo de humidade, proporcionando um ambiente de vida e de trabalho confortável.
A Mycond oferece uma vasta seleção de equipamentos de climatização que vão desde humidificadores / desumidificadores de ar e unidades de fornecimento e exaustão até sistemas de controlo automático que se distinguem pela sua durabilidade, elevado desempenho e soluções inovadoras.
Artigos recomendados: https://mycond.eu/blog/what-fan-coil-unit
https://mycond.eu/blog/ventilation-why-it-prerequisite-healthy-life
https://mycond.eu/blog/what-air-dehumidifier-and-what-do-you-need-it