O que é um humidificador de ar? | Sistemas HVAC da Mycond - ventiloconvectores, bombas de calor, desumidificadores

O que é um humidificador de ar?

O que é um humidificador de ar?

Conteúdo:

  • O que é um humidificador de ar?
  • Qual é a finalidade de um humidificador?
  • Tipos de humidificadores existentes
  • Princípio de funcionamento dos humidificadores de eléctrodos
  • Parâmetros a ter em conta na escolha de um humidificador de ar.
  • Conclusões.

Um humidificador de ar é uma unidade de controlo climático concebida principalmente para aumentar a humidade do ar interior. Os sistemas complexos de ar condicionado e de ventilação podem fornecer humidificação, entre outras coisas.
Em primeiro lugar, vamos discutir para que precisamos de um humidificador de ar.

A principal missão de um humidificador é saturar o ar com humidade até aos parâmetros óptimos (definidos).
Normalmente, a humidade varia entre 40 e 60%. No entanto, em tempo seco, durante o inverno ou o verão, este valor pode baixar para 20-30%.
Quando o nível de humidade é baixo, o ar torna-se seco, o que pode causar secura e irritação da pele, dos olhos, etc.
O ar seco é favorável à distribuição de poeiras, vírus, bactérias, alergénios e ácaros.

Tudo isto pode ser extremamente prejudicial para a saúde, porque

  • há um risco acrescido de agravamento dos sintomas de alergia. O ar seco é especialmente perigoso para as pessoas que são alérgicas ao pólen, ao pó ou aos animais de estimação;
  • a disseminação de doenças infecciosas torna-se mais provável. As bactérias e os vírus permanecem no ar durante mais tempo, o que aumenta o risco de contágio;
  • as membranas mucosas ficam secas, o que prejudica a sua função protetora
  • o funcionamento do sistema imunitário deteriora-se;
  • a baixa humidade pode provocar uma fadiga rápida que afecta o desempenho;
  • o ar seco pode ser prejudicial para a aparência da pessoa, uma vez que a pele fica seca, perde a elasticidade e a cor natural.


medium shot sick woman home

Tipos de humidificadores existentes

Atualmente, existem os seguintes tipos de humidificadores:

  1. Ultra-sons: estes aparelhos transformam a água em névoa de gotículas através da vibração de ultra-sons, com uma ventoinha que liberta o vapor para a sala.
  2. Vapor: estas unidades aquecem e evaporam a água, como uma chaleira eléctrica, com uma ventoinha que liberta o vapor para a divisão.
  3. Convencional: estes aparelhos funcionam segundo um princípio simples, em que a água de um reservatório desce para uma resistência e uma ventoinha liberta o vapor para a divisão.
  4. Impulsor: estes humidificadores estão equipados com um disco rotativo que fornece a água a um difusor. O difusor atomiza a água em gotículas finas e lança a névoa húmida resultante no ar.
  5. Alta pressão: estes humidificadores pulverizam a água através de bicos especiais sob alta pressão (normalmente 70 bar), garantindo uma atomização muito fina da água na divisão.

Princípio de funcionamento dos humidificadores de eléctrodos

Estas unidades funcionam com base num princípio simples: um tanque é enchido com água e os eléctrodos submersos na água são energizados.
A corrente que flui através da água aquece-a até ao ponto de ebulição. A água evapora-se devido à ebulição e entra numa conduta de ar para ser distribuída por todas as divisões através de uma unidade de fornecimento e exaustão.
Os automatismos integrados controlam todo o processo e garantem a segurança dos utilizadores.

Atenção! É preferível instalar o humidificador juntamente com a unidade de tratamento do ar, caso contrário a sua instalação será mais complicada e dispendiosa.

Parâmetros a ter em conta na escolha de um humidificador de ar

Os humidificadores têm capacidades diferentes e cada instalação requer um cálculo individual do défice de humidade. O cálculo tem em conta os seguintes parâmetros-chave

  • Humidade desejada do ar interior (à temperatura definida).
  • Temperatura e humidade do ar exterior.
  • Disponibilidade e capacidade da ventilação de fornecimento.
  • Dimensão da divisão.
  • Outros factores que podem afetar a capacidade necessária do humidificador (ocupação, propriedades higroscópicas e teor de humidade nos materiais, etc.).

O teor de humidade (humidade absoluta) do ar Х1 e Х2 é determinado utilizando o diagrama ID com base nos valores definidos da temperatura do ar e da humidade relativa.
Para determinar o teor de humidade, desenhe uma linha vertical a partir da temperatura definida (na escala inferior) até à intersecção com a curva indicada como o nível de humidade necessário. A partir da intersecção, desenhe uma linha de ar horizontal à direita que mostrará o valor desejado de humidade absoluta na intersecção com a escala.
Por exemplo, a 23°C e 50% RH, 1 kg de ar seco contém 9 g de água (ou seja, o teor de humidade é de 9 g/kg). No diagrama de ID apresentado acima, a temperatura do ar tem o limite inferior de -10°C. Uma vez que o teor de humidade do ar frio é muito baixo, para temperaturas inferiores a -10°C, o teor de humidade Х1 pode ser estimado aproximadamente em 0,5 g/kg.
Para divisões residenciais com temperatura do ar exterior igual a -20°C e temperatura e humidade do ar interior iguais a +22°C e 50%, respetivamente, os valores típicos do défice de humidade são os seguintes

  • apartamento / casa de campo com uma área de 80-120 m², equipado com ventilação de fornecimento: Q = 3,3 kg/h
  • apartamento / casa de campo com uma área de 120-160 m², equipado com ventilação: Q = 6,6 kg/h
  • casa de campo com uma área de 450 m², equipada com ventilação de abastecimento: Q = 18,8 kg/h

Uma vez calculado o défice de humidade, pode proceder à escolha do tipo e do modelo do seu humidificador de ar.

Conclusões:

A utilização de um humidificador permitirá manter o clima interior desejado e o nível ótimo de humidade, proporcionando um ambiente de vida e de trabalho confortável.
A Mycond oferece uma vasta seleção de equipamentos de climatização que vão desde humidificadores / desumidificadores de ar e unidades de fornecimento e exaustão até sistemas de controlo automático que se distinguem pela sua durabilidade, elevado desempenho e soluções inovadoras.

Artigos recomendados: https://mycond.eu/blog/what-fan-coil-unit

https://mycond.eu/blog/ventilation-why-it-prerequisite-healthy-life

https://mycond.eu/blog/what-air-dehumidifier-and-what-do-you-need-it