
Conteúdo:
- O que é uma unidade ventilo-convectora?
- Tipos de unidades ventilo-convectoras.
- Vantagens das unidades ventilo-convectoras.
- Escolher uma unidade ventilo-convectora.
- Porque é que uma unidade ventilo-convectora é a melhor opção para refrigeração/ar condicionado?
- O que é melhor, um chiller ou uma bomba de calor?
- Conclusões.
A utilização de tecnologia inovadora no mercado de AVAC permite melhorar o nível de conforto tanto em casas particulares como em espaços de escritórios,
assegurando simultaneamente uma elevada eficiência e reduzindo os custos de funcionamento dos sistemas de aquecimento e arrefecimento/ar condicionado.
Uma unidade ventilo-convectora é um equipamento de elevada eficiência que controla a temperatura interior para proporcionar arrefecimento ou aquecimento.
Uma unidade ventilo-convectora gera frio e calor utilizando
- um chiller, ou
- uma bomba de calor.
Uma unidade ventilo-convectora pode ser controlada das seguintes formas:
- Utilizando os automatismos integrados da unidade ventilo-convectora.
- Controlando a unidade ventilo-convectora através de um controlo de parede ou de um controlo por infravermelhos.
- Controlo remoto do ventilo-convetor através de Wi-Fi ou Modbus.
Os tipos de ventilo-convectores são os seguintes
Unidades ventilo-convectoras do tipo cassete
As unidades ventilo-convectoras do tipo cassete são utilizadas principalmente em edifícios industriais e administrativos.
Estes modelos são normalmente instalados num teto suspenso. Uma vantagem importante é que a unidade fica oculta sob o teto, à exceção do escudo que serve de decoração e torna a unidade interior da unidade ventilo-convectora tipo cassete atraente. O sistema de distribuição de ar de quatro vias, juntamente com um amplo ângulo de abertura da grelha, assegura uma distribuição uniforme do ar por toda a divisão.
Unidades ventilo-convectoras com condutas
Tal como as unidades do tipo cassete, as unidades ventilo-convectoras com condutas são muito procuradas.
São normalmente instaladas em edifícios residenciais, industriais e administrativos. A instalação oculta garante um aspeto atraente e uma distribuição uniforme do ar através de condutas de ar.
Unidades ventilo-convectoras montadas na parede
As unidades ventilo-convectoras montadas na parede são as mais populares.
Têm uma série de vantagens, como o preço acessível, condições de temperatura ajustáveis que podem ser controladas através de um controlo remoto e uma vasta seleção de designs de estilo para se adaptarem a qualquer interior.
Unidades ventilo-convectoras montadas no chão
As unidades ventilo-convectoras montadas no chão são normalmente instaladas debaixo de uma janela para limitar a perda de calor no inverno e evitar o sobreaquecimento no verão.
Têm um excelente desempenho em combinação com uma bomba de calor.
Unidades ventilo-convectoras versáteis
Podem ser instaladas no chão (em vez de radiadores) ou sob o teto. Destacam-se pela sua aparência atractiva e pelo seu funcionamento silencioso.
Vantagens das unidades ventilo-convectoras:
- Controlo da temperatura: as unidades ventilo-convectoras estão equipadas com um controlador que permite regular a temperatura do ar em zonas individuais para obter o nível de conforto ideal.
- Aquecimento ou arrefecimento uniforme do ar: o equipamento assegura uma distribuição uniforme do ar tratado por toda a divisão para evitar flutuações bruscas de temperatura.
- Rentabilidade: uma unidade ventilo-convectora pode funcionar para fornecer aquecimento e arrefecimento, o que permite poupar custos significativos, eliminando a necessidade de instalação de um sistema de aquecimento separado.
- Integração com uma casa inteligente.
- Amigo do ambiente. Líquido de arrefecimento não perigoso.
- Máxima utilização do espaço útil.
- Modelos de ventiloconvectores de baixo ruído.
Escolher uma unidade ventilo-convectora
Para escolher eficazmente uma unidade ventilo-convectora, responda a duas perguntas-chave:
- Que especificações técnicas são obrigatórias para a unidade ventilo-convectora e quais são as condições e o método de instalação pretendidos?
- As especificações determinam a eficiência e o funcionamento correto de todo o sistema de aquecimento e ar condicionado.
Ao escolher uma unidade ventilo-convectora, tenha em conta o seguinte:
- Ao determinar a capacidade da unidade ventilo-convectora, tenha em conta os requisitos específicos do sistema de aquecimento e ar condicionado utilizado na divisão.
- É essencial verificar os parâmetros da temperatura da água para determinar se é necessário ajustar a capacidade da unidade ventilo-convectora.
- As dimensões e a finalidade da divisão (quarto, quarto de criança, escritório ou uma sala comercial) afectam a escolha e a capacidade da unidade ventilo-convectora.
- Procure caraterísticas adicionais, como a disponibilidade de diferentes modos e a comodidade de utilização, para garantir a eficiência ideal do sistema.
Porque é que uma unidade ventilo-convectora é a melhor opção para refrigeração/ar condicionado?
Uma unidade ventilo-convectora funciona com um fluido refrigerante. A temperatura do líquido de refrigeração pode ser ajustada de acordo com as necessidades, ou seja, para arrefecimento ou aquecimento.
A escolha de uma unidade ventilo-convectora para arrefecimento e ar condicionado tem várias vantagens a considerar:
- A temperatura da água no permutador de calor é superior à temperatura do freon, o que torna este método de controlo mais suave.
- O mesmo se aplica a uma unidade ventilo-convectora utilizada para aquecimento em substituição de um ar condicionado, uma vez que a água que circula na unidade ventilo-convectora torna o ar menos seco em comparação com o aquecimento à base de freon.
- Um dos sistemas de arrefecimento ou aquecimento mais eficientes baseados em unidades ventilo-convectoras é um sistema que utiliza uma bomba de calor ar-água como fonte de calor ou frio.
O que é melhor, um chiller ou uma bomba de calor?
Ao combinar unidades ventilo-convectoras com um chiller ou uma bomba de calor, considere o objetivo e os requisitos específicos do edifício.
1. Uma unidade ventilo-convectora combinada com um chiller é mais adequada para edifícios industriais e administrativos:
- Arrefecimento localizado: Com as unidades ventilo-convectoras, é possível arrefecer áreas específicas sem ter de arrefecer toda a divisão. Isto é especialmente importante em escritórios ou edifícios comerciais com muitas divisões individuais.
- Controlo flexível: As unidades ventilo-convectoras + sistemas de chillers permitem um controlo flexível da temperatura em cada zona. É possível definir e manter com precisão os parâmetros de temperatura em diferentes partes do edifício com base nas necessidades do utilizador.
2.uma bomba de calor é mais adequada para espaços residenciais:
- Elevada eficiência de aquecimento: As bombas de calor são eficientes no que respeita ao aquecimento de espaços e à produção de água quente sanitária.
- Poupança de energia: As bombas de calor podem extrair eficientemente o calor mesmo do ar ambiente ou do solo a baixa temperatura.
Conclusões:
tanto uma unidade ventilo-convectora combinada com um chiller como uma bomba de calor têm as suas próprias vantagens e caraterísticas específicas, dependendo do tipo e dos requisitos funcionais do edifício.
Para divisões residenciais, uma bomba de calor pode assegurar o aquecimento e arrefecimento eficientes do edifício, juntamente com a produção de água quente sanitária, conforme necessário.
Por outro lado, uma unidade ventilo-convectora combinada com um chiller é mais vantajosa para edifícios industriais e administrativos, assegurando um funcionamento mais conveniente e confortável com um desempenho excecionalmente eficiente do sistema de arrefecimento.
Atualmente, a Mycond oferece uma vasta gama de vários tipos de unidades ventilo-convectoras e bombas de calor inovadoras para todos os tipos de edifícios.
Artigos recomendados:https://mycond.eu/blog/what-air-humidifier
https://mycond.eu/blog/ventilation-why-it-prerequisite-healthy-life
https://mycond.eu/blog/what-air-dehumidifier-and-what-do-you-need-it